quarta-feira, 25 de junho de 2008

Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica

Essa ferramenta tecnológica deve crescer simultaneamente com os conhecimentos técnicos e pedagógicos e proporcionar o melhor objetivo no processo de aprendizagem. Por exemplo, em certas ocasiões é mais propicio usar a TV do que o computador, pois atingir os objetivos mais rápidos.
Nesse aspecto, a experiência pedagógica do professor é fundamental. Conhecendo as técnicas de informática para a realização dessas atividades e sabendo o que significa construir conhecimento, o professor deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo para a construção de novos conhecimentos, alem disso o professor deve incentivar a reflexão critica na transmissão das informações e discussão de novas idéias.
Ensinar deixa de ser o ato de transmitir informação e passa a ser o de criar ambientes de aprendizagem para que o aluno possa interagir com uma variedade de situações e problemas, auxiliando-o na interpretação dos mesmos para que consiga construir novos conhecimentos.
O conhecimento não pode ser parado tem que ser renovado e continuo sempre.

Nenhum comentário: